Mercado fechado
  • BOVESPA

    108.893,32
    -1.682,15 (-1,52%)
     
  • MERVAL

    38.390,84
    +233,89 (+0,61%)
     
  • MXX

    41.778,87
    +104,57 (+0,25%)
     
  • PETROLEO CRU

    45,28
    -0,06 (-0,13%)
     
  • OURO

    1.776,50
    +0,80 (+0,05%)
     
  • BTC-USD

    19.529,20
    +11,93 (+0,06%)
     
  • CMC Crypto 200

    382,09
    +17,50 (+4,80%)
     
  • S&P500

    3.621,63
    -16,72 (-0,46%)
     
  • DOW JONES

    29.638,64
    -271,73 (-0,91%)
     
  • FTSE

    6.266,19
    -101,39 (-1,59%)
     
  • HANG SENG

    26.341,49
    -553,19 (-2,06%)
     
  • NIKKEI

    26.433,62
    0,00 (0,00%)
     
  • NASDAQ

    12.353,25
    +76,25 (+0,62%)
     
  • BATS 1000 Index

    0,0000
    0,0000 (0,00%)
     
  • EURO/R$

    6,3612
    -0,0134 (-0,21%)
     

#Verificamos: É falso que Wisconsin tem mais votos do que eleitores registrados na eleição dos EUA

Agência Lupa
·2 minuto de leitura
É falso que Wisconsin tem mais votos do que eleitores registrados na eleição dos EUA - Foto: Aaron Kittredge/Pexels
É falso que Wisconsin tem mais votos do que eleitores registrados na eleição dos EUA - Foto: Aaron Kittredge/Pexels

por SAMUEL COSTA

Circula nas redes sociais uma publicação que afirma que o estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, tem mais votos contabilizados do que eleitores registrados na disputa eleitoral deste ano. O texto sugere que a apuração teria sido fraudada em favor do candidato democrata Joseph Biden. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

É falso que Wisconsin tem mais votos do que eleitores registrados na eleição dos EUA - Foto: Reprodução
É falso que Wisconsin tem mais votos do que eleitores registrados na eleição dos EUA - Foto: Reprodução

“Inexplicavelmente [Wisconsin] tem mais votos computados do que eleitores registrados.”

Frase em publicação no Facebook que, até as 18h13 de 4 de novembro de 2020, tinha mais de 180 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. De acordo com informações disponíveis no site da Comissão Eleitoral de Wisconsin, há 3,684,726 eleitores ativos registrados no estado. Até as 18h11 desta quarta-feira (4), haviam sido computados 3.297.137 votos, correspondentes a 98% do total. Ou seja, ainda haveria cerca de 67 mil votos para serem aferidos – mesmo se for somada essa quantia, não se ultrapassaria o número de eleitores registrados em Wisconsin.

A Comissão Eleitoral de Wisconsin também se pronunciou no Twitter sobre o boato e afirmou que não há mais votos do que eleitores registrados. A imagem que ilustra o post cita que haveria 3.129.000 eleitores no estado, mas o dado está desatualizado.

Versões semelhantes do post foram desmentidas por Politifact e Lead Stories.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes